Para aprimorara s histórias e rodas de conversa, pode-se usar esses fantoches de meia, e são fáceis de fazer. Olha o passo à passo, e mais umas dicas de teatrinho,que encontrei no site da Editora Escala....
Fantoche de meia
Materiais:
★ Meias velhas
★ Papelão
★ Color set vermelho
★ Lã e tesoura
★ Cola quente
★ Olhos móveis ou desenhados e pintados
★ Miçangas, botões etc
1. Seguindo o molde, corte o papelão e o papel color set. Cole o papel vermelho em um dos lados do papelão para formar a boca do fantoche.
2. Cole a boca na parte fechada da meia.
3. Cole os olhos, nariz e cabelo.
Descobrindo o teatro |
Preparação
1. Coloque em uma caixa os seguintes objetos: uma pedra (ou carvão ou cascalho), que representará o homem primitivo; um tecido, que representará o teatro grego; uma máscara (pode ser de papelão ou uma máscara feita com lantejoulas, como as de
carnaval), que representará a Commedia dell'Arte; uma "coroa" (que pode ser feita de papel-cartão), que representará o Teatro Elisabetano; um fantoche, que representará o teatro de bonecos; e um penacho de índio, que representará o teatro brasileiro. Junto com esses objetos podem estar outros aleatórios, para dificultar a brincadeira.
2. Os alunos sentam-se em meia-lua e, no centro, fica a caixa com os objetos. O cenário de fantoches deve ser montado na frente da meia-lua, de maneira que todos os alunos consigam visualizá-lo.
3. Divida a turma em equipes pequenas (dependendo do número de alunos na sala).
4. A equipe escolhe um líder para cada rodada (serão seis rodadas, em que os alunos podem se revezar).
Gincana
1. O educador fica responsável pela manipulação de dois dos fantoches: a professora e a menina ou o menino (o fantoche não utilizado pode ser colocado na caixa).
2. A brincadeira começa com uma pequena encenação de uma "aula de teatro", em que o fantoche da professora ensina a/o menina/menino um pouco sobre a história do teatro, e a/o menina/menino pode dar dicas aos alunos.
3. Narre de forma resumida essas seis passagens da história do teatro: o primitivo, o grego, a Commedia dell'Arte, o Elisabetano, o de bonecos e o brasileiro.
4. Ao final de cada passagem, dê um sinal aos alunos, como tocar um sino ou apitar. O líder da rodada de cada equipe corre até a caixa e quem chegar primeiro tem o direito de procurar o objeto. O aluno deve tentar encontrar na caixa o objeto referente à época que o professor acabou de narrar. Se não acertar, o aluno devolve o objeto à caixa e outro líder de outra equipe pode procurar o objeto.
5. Anote os pontos de cada grupo com uma marquinha de canetinha na mão do aluno vencedor da rodada ou numa folha de papel.
6. Vence a equipe que tiver mais marquinhas ao final das seis rodadas.
Para finalizar
Ao final da atividade, faça perguntas aos alunos referente às passagens que foram apresentadas. A sugestão é que se faça uma roda de bate-papo divertido ao final da contação de história, em que os alunos possam expor o que aprenderam. Você pode também pedir aos alunos que desenhem as partes de que mais gostaram da história; e depois faça uma exposição com os trabalhos.
Materiais:
★ Caixa de papelão
★ Fantoches (podem ser usados os modelos do passo a passo)
★ Cenário de fantoches (pode ser usado o modelo do passo a passo)
★ Uma pedra, carvão ou cascalho
★ Pedaço de tecido ou lençol
★ Máscara
★ Coroa de papel-cartão
★ Penacho ou cocar
★ Canetinhas coloridas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário