quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PROJETO ECONCIÊNCIA :BRINQUEDO DE SUCATA ,JOGO DE ENCAIXE PARA O MATERNALZINHO.

ESSE BRINQUEDO FIZ COM CAIXA DE SAPATO, DIVERSAS SUCATAS E PAPEL. .FICOU BONITO E OS  PEQUENOS ADORAM BRINCAR...



ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA: METAMORFOSE DA LAGARTA.

CONTAÇÃO DE HISTÓRAS

ESTA ILUSTRAÇÃO FOI FEITA COM RETALHOS DE PAPEL, E PAPEL CARTÃO, A LAGARTA VAI DENTRO DO BURAQUINHO, E USEI  O DEDO DE UMA LUVA ,PARA INTERPRETA-LA.
 A BORBOLETA MECHE AS ASINHAS, POIS FIZ UMA ABERTURA ATRAS, ONDE COLOCO O POLEGAR E INDICADOR PARA FAZER OS MOVIMENTOS DE ABRIR E FECHAR...OS PEQUENOS AMARAM...





terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROJETO ECONCIÊNCIA: SALADA DE ALFACE

HOJE SOCIALIZAMOS SOBRE A IMPORTANCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, E O MATERNAL SABOREOU UMA SALADA DELICIOSA  FEITA PELA PROFESSORA.COMO SUGESTÃO DA MÃE DE UMA ALUNINHA FIZ TAMBÉM SALADA DOCE E OS PEQUENOS ADORARAM...





VASINHO DE FLORES FEITO PELOS ALUNOS DO MATERNAL

ESTAS FLORES OS ALUNOS FIZERAM, PINTANDO COM OS DEDINHOS, FICOU LINDO...VEJA AS FOTOS..


sábado, 17 de setembro de 2011

Lembrancinha para o dia das crianças com caixa de leite.

Essa lembrancinha eu e minhas colegas fizemos para as crianças, e são personalizadas, ou seja tem a carinnha de cada criança, atraz colamos metade de uma caixa de leite, também decorada com eva, para encher de docinhos ...até as profes ganharam...







sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Árvore da primavera

Essa árvore frutífera foi feita com carimbos de mãozinhas, para a primavera!!!
Colocamos na porta do maternal..Lindoo

RECADOS OU AVISO DE PORTA!!

FIZ ESTE AVISO DE PORTA, PARA MELHORAR A HORA DO CONTO,E DO OUTRO LADO, ANUNCIANDO QUE OS PEQUENOS VÃO PARA O SONINHO.
































quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A LAGARTA E A BORBOLETA!!


A LAGARTA E A BORBOLETA (METAMORFOSE)

Era uma vez...
Uma lagarta envergonhada,
Que pelo chão se rastejava,
E todo mundo debochava:
Que lagarta desengonçada,
Feia e maltratada!
Ninguém, dela, gostava,
As pessoas, ela, assustava.
Pobre Dona Lagarta...
Muito triste ficou,
E sentindo-se desprezada,
Em um casulo se fechou.
E assim...

Passaram-se os dias,
Ninguém, a sua falta, sentia,
Até que em belo cenário,
Enquanto o sol, a vida, aquecia,
E a rosa, o jardim, floria,
Em um galho pendurado,
O casulo se abria.

E uma linda borboleta,
De asas bem coloridas,
O casulo deixou,
Alegrando nossa vida.

E, todos viram o milagre,
Que a natureza preparou,
A feia e envergonhada lagarta,
Na borboleta se transformou.

Já não era desengonçada,
Mas, linda e cheia de graça,
E a todos superou.

Pois, não mais se rastejava,
Pelo contrário, voava,
O céu, enfim, conquistou.
(Vera Ribeiro Guedes)

domingo, 11 de setembro de 2011

Contação de história : " A galinha Ruiva"

Mais uma contação de histórias na salinha do maternal,dessa vez " A galinha ruiva interpretada pela professora Daniela, O pato pela professora Danielle e oporquinho pela coordenadora Deisi, ficou lindo demais, e as crianças puderam viajar na imaginação ..Parabens pelo empenho de todas...





Chuvinha no maternal

Para decorar a sala e também trabalhar o clima, fiz uma nuvem com chuvinha, bem simpática e as crianças adoram.. olhem as fotos..


quarta-feira, 31 de agosto de 2011



Projeto folclore
Maternal 1-2011
Professoras: Danielle, Daniela,Clarice.
1 INTRODUÇÃO

           Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, é além do brincar, fazê-las observar seu próprio ambiente,e realidade em que vivem, promovendo atividades convidativas, e que as façam lembrar as origens e apreciar a cultura predominante, valorizando e principalmente respeitando  a toda e qualquer forma de cultura pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.
           Como agosto é o mês do Folclore, aproveitei para trabalhar com meus alunos algumas lendas da cultura popular brasileira, festas populares, e a cultura gaúcha, presente na realidade social das crianças nesta região, bem como uma breve exposição da cultura alemã cultivada tradicionalmente por famílias da região.
            Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares,  cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para os pequenos e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
2 FOLCLORE BRASILEIRO
O folclore brasileiro são propostos  de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos por suas histórias o conhecimento popular. Muitos nascem da  imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.
Muitas destas histórias surgiram para passar mensagens  ou apenas para imprecionar as pessoas.No presente trabalho destaca-se alguns principais  personagens folclóricos, tais como boi da cara preta,boto-cor-de rosa, folclore gaúcho e cultura alemã.
2.1 LENDAS: BOTO COR- DE- ROSA ,BOI DA CARA PRETA.
BOTO : Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
“ Será trabalhado com as crianças , o boto como ser vivo e ou ser aquático (peixe) e a cor “ Rosa””.
2.2 BOI DA CARA PRETA:
O Boi da Cara Preta originou-se originalmente no Brasil e mais especificamente no Maranhão,foi criado pelo povo,  lendáriamente para o universo infantil.A cantiga é conhecida até hoje, e faz parte do repertório de cantigas de roda para crianças.
BOI! BOI! BOI!,BOI DA CARA PRETA
PEGA ESSE MENINO QUE TEM MEDO DE CARETA!!!

2.3 FOLCLORE GAÚCHO
       A cultura gaúcha,esta presente em vários lugares do Brasil, inclusive nas regiões serranas de Santa Catarina,para tanto , é comum encontrart por aqui a tradicional roda de chimarão, o churrasco, rodeios, músicas típicas,trajes, e a dança, que são as mais coreográficas danças brasileiras e
são marcadas pela influência das culturas espanhola, portuguesa e francesa.
        As danças gaúchas estão impregnadas do verdadeiro sabor campesino do
Rio Grande do Sul; são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas
elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que
sempre caracterizou o campesino riograndense..
        Em seus volteios exige grande esforço dos dançarinos, chegando em alguns casos, apresentar-se como um desafio de perícia, agilidade e audácia.Considerando, a tradição gaúcha presente no cotidiano das nossas crianças, o trabalho, busca valorizar a cultura,motivando o respeito a diversidade,desde a mais tenra idade.


2.4 FOLCLORE ALEMÃO

Incluímos em nossos trabalhos, referente ao folclore,atividades onde se observa com intuíto de valorização e respeito a diversidade a cultura alemã, também presente na realidade da muitas crianças da região.
A cultura alemã esta presente principalmente  na culinária e na música, destancando o traje típico.A região aplica no cotidiano, diversos aspectos alemães,tais que serão apresentados as crianças de maneira breve e objetiva.

3 OBJETIVOS
·         Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira.
·         Conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade.
·         Reconhecer a cultura predominante na região, cultivando-a e valorizando-a.

4 METODOLOGIA
       As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação do professor.Para se trabalhar a lenda do boi da cara preta, utilizaremos a cantiga ,que é tão conhecida entre as crianças,e serão estimulados a pintar livremente com tinta o corpo do boi, depois a profe cola acabeça preta dele.
O boto cor de rosa vai ser abordado do forma leve, salientando que se trata de um peixe cor de rosa e que vive nágua e fora dela ele não sobrevive.As crianças serão estimuladas a encher uma garrafa de eva picado para fazer um aquário para o boto, depois brincar com a garrafa pet observando o boto mergulhando.
No folclore gaúcho, contaremos a lendária história do “ Tortilho negro”, usando palitoches salientado a presença do cavalo todo preto, o gaúcho e a prenda.Faremos uma roda de chimarrão simbólica, onde usaremos água levemente morna, e tiraremos muitas fotos para exposição.Também será realizado um  pequeno churrasco, onde utilizaremos uma churrasqueira elétrica, as crianças observarão o processo de assar a carne e depois irão saborea-la.Faremois integração com alunos de outras turmas, onde virão um gaiteiro e dançarinos exponmdo a dança e a música gaúcha.
Na cultura alemã, abordada neste projeto, os pequenos irão dançar músicas típicas com a professora que ira colocar um traje alemão, depois saboreaer de um deliciosa cuque. As crainças participaram de momentos envolvendo a apreciação de musicas em CD e DVD de tradições.
4.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
·         Cantigas
·         Confecção de Personagens do nosso folclore;
·         Roda de chimarrão
·         Churrasco
·         Brincadeira
·         Histórias folclóricas
·         Momento de danças
·         Integração com gaiteiro, violinista, e dançarinos
4.2 TEMPO ESTIMADO:
·         Semana folclórica ou mais.
5 CULMINÂNCIA
·         Apresentação dos trabalhos confeccionados através de cartazes explicativos.
·          murais de trabalhos e de fotos dos processos,
·         divulgação do projeto para pais e professores
·         Integração interna.