Desenvolvido através de meus trabalhos e trabalhos de outras professoras da Educação Infantil, para auxílio pedagógico na prática educativa.
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
VOLTA ÀS AULAS BERÇARIO E MATERNAL
SEGUE ABAIXO SUGESTÃO DE PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES.
Segunda
(a) Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
(b) Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
(b) Música com gestos
(b) Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
(c) Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos)
(c) Uso do espelho: ver a si e ao outro
(d) Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos
Terça
(a) Tinta caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Mísica com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Tato (textura, peso, temperatura)
(d) Trabalhar com semelhanças e diferenças
(d) Comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor
(d) Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)
Quarta
(a) Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
(b) Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Olfato
(c) Trabalhar partes do corpo
(d) Separar objetos em caixas/classificação (ajudar a arrumar)
(d) Realizar ativ. que explorem: perto/longe (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Quinta
(a) Brincar com sucata
(b) História com fantoches
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Audição (sons prodizidos com objetos e o corpo)
(d) Jogos de encaixe
(d) Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas
(d) Realizar ativ. que explorem: junto/separado (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Sexta
(a) Massinha caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: (paladar)
(c) Brincar de faz de conta: panelinha, carrinho, boneca, telefone...)
(d) Empilhar objetos (até 3 objetos)
(d) Realizar ativ. que explorem: por cima/por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Segunda
(a) Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
(b) Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
(b) Música com gestos
(b) Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
(c) Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos)
(c) Uso do espelho: ver a si e ao outro
(d) Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos
Terça
(a) Tinta caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Mísica com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Tato (textura, peso, temperatura)
(d) Trabalhar com semelhanças e diferenças
(d) Comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor
(d) Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)
Quarta
(a) Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
(b) Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Olfato
(c) Trabalhar partes do corpo
(d) Separar objetos em caixas/classificação (ajudar a arrumar)
(d) Realizar ativ. que explorem: perto/longe (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Quinta
(a) Brincar com sucata
(b) História com fantoches
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Audição (sons prodizidos com objetos e o corpo)
(d) Jogos de encaixe
(d) Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas
(d) Realizar ativ. que explorem: junto/separado (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Sexta
(a) Massinha caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: (paladar)
(c) Brincar de faz de conta: panelinha, carrinho, boneca, telefone...)
(d) Empilhar objetos (até 3 objetos)
(d) Realizar ativ. que explorem: por cima/por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos)
BAIXE AGORA UM CD COM MUSICAS INFANTIS, PARA ALEGRAR A SUA TURMINHA!!
(CLIKE NO LINCK ABAIXO PARA FAZER O DOWLOAD)
http://www.4shared.com/folder/ZqU4ZHAC/CD_MSICAS_INFANTIS_2010.html
http://www.4shared.com/folder/ZqU4ZHAC/CD_MSICAS_INFANTIS_2010.html
Marcadores:
CANTIGAS,
LIVRO DE MUSICAS,
MUSICALIZAÇÃO,
MUSICAS INFANTIS
sábado, 5 de novembro de 2011
BOLA DE NATAL DE SUCATA.
ESSA BOLA DE NATAL FOI FEITA PELA PROFESSORA CÉLIA DE PSICOMOTRICIDADE, PARA ENFEITAR O CORREDOR DA ESCOLINHA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.o MATERIAL NECESSÁRIO É PAPELÃO, ARROZ FITAS(PODE IMPROVISAR COM TNT) E TINTA DOURADA OU PRATEADA.
RECORTE UM CIRCULO DE PAPELÃO, COLE ARROZ NOS DOIS LADOS,E PINTE COM TINTA ESPRAY DOURADA OU PRATEADA, FINALIZE COM UMA LINDA FITA..FAÇA UM BELO MÓBILE.
PAPAI NOEL FEITO DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNCICO VAZIO.
ESSE SIMPÁTICO PAPAI NOEL FOI FEITO PELOS ALUNINHOS DO MATERNAL COM AJUDA DAS PROFES, FICOU LINDINHO....
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
ÁRVORE DE NATAL NO MATERNAL
ESSA É MAIS UMA ÁRVORE DOS MEUS ALUNINHOS.FEITA DE EVA, COM MEIAS DE NATAL, COM O CARIMBO DOS DEDINHOS DE CADA ALUNO, LINDAA!!!
Arvore de Natal, com carimbos de mãozinhas.
Essa árvore , as crinças fizeram com o carimbo das mãozinhas,e ficou linda .Colocamos na porta da sala do maternal..
Marcadores:
árvore de natal,
atividades com cantigasno maternal,
atividades de educação infantil,
ATIVIDADES DE NATAL,
CARIMBOS DE MÃOZINHAS,
PAPAI NOEL DE PET
domingo, 30 de outubro de 2011
mensagem para pensar...
_ Apenas brincando _
Quando eu estiver a construir um edifício de blocos,
Por favor não digas que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Sobre equilíbrio e forma.
Quando eu estiver bem vestido, a pôr a mesa ou a cuidar do bebé,
Não tenhas a ideia de que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser uma mãe ou um pai.
Quando me vires pintado até aos cotovelos,
A construir uma moldura ou a moldar e a dar forma à argila,
Por favor, não me deixes ouvir-te dizer que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a expressar-me e a ser criativo.
Algum dia eu posso ser um artista ou um inventor.
Quando me vires sentado numa cadeira a "ler" para uma audiência imaginária,
Por favor, não rias e não penses que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser um professor.
Quando me vires a apanhar insectos ou a guardar as coisas que encontro no bolso,
Não os jogues fora como se eu "estivesse apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser um cientista.
Quando me vires a fazer um puzzle,
Por favor, não penses que estou a desperdiçar tempo "brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Estou a aprender a concentrar-me e a resolver problemas.
Algum dia eu posso ser um empresário ou um engenheiro.
Quando me vires cozinhar ou provar comidas,
Por favor, não penses que estou a aproveitar, que é "só para brincar".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a aprender sobre os sentidos e as diferenças.
Algum dia eu posso ser um "chef" cozinheiro.
Quando me vires a aprender a saltar, pular, correr e mover meu corpo,
Por favor, não digas que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a aprender a conhecer melhor o meu corpo.
Algum dia eu posso ser um médico, uma enfermeira ou um atleta.
Quando me perguntares o que fiz na escola hoje,
E eu responder: "Eu brinquei".
Por favor, não me entendas mal.
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a aprender a apreciar e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou a preparar-me para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e o meu trabalho é brincar.
Anita Wadley
ATIVIDADES SIMPLES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Plano de aula EDUCAÇÃO INFATIL
Atividades: Riscar garatuchas livres no craft (coletivo)
Objetivo:
· Desenvolver a livre expressão dos alunos
· Desenvlover a interação
Desenvolvimento:
Colocar um grnde pedaço de craft no chão distribuir gis de cera aos pequenos estimulando que risquem desenhem façam produções.
Avaliação:
R:
PLANO DE AULA
ATIVIDADES:
· SOCIALIZAÇÃO SOBRE A ÁRVORE DE NATAL.
OBJETIVOS:
· DESENVOLVER NOÇÕS DE CORES
· APRESENTAR A ÁRVORE COMO SIMBOLO DO NATAL
· PINTAR A ÁRVORE.
DESENVOLVIMENTO:
APRESENTAR A ÁRVORE FEITA CIOM AS MÃOS DOS PEQUENOS,SOCIALIZANDO SOBRE ONATAL E SOBRE A COR DA ÁRVORE,DEPOIS PINTAR UMA ÁRVORE COM TINTA
AVALIAÇÃO
QUAIS DAS CRIAÇAS RECONHECEU A COR?
QUAIS LEMBRARAM-SE OU SOCIALIZARAM SOBRE A ÁRVOE OU PINHEIRINHO DE NATAL?
PLANO DE AULA
ATIVIDADES: FAZ- DE- CONTA COM FANTASIAS E ROUPAS ANTIGAS
OBJETIVOS:
· DESENVOLVER A INTERAÇÃO DO GRUPO
· DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO
· DESENVOLVER A COORDENAÇÃOMOTORA GLOBAL
DESENVOLVIMENTO:
APRESENTAR AOS PEQUENOS ROUPAS DIVERSAS, FANTASIAS, CHAPÉUS, CACHECÓIS ETC, E ESTIMULAR QUE SE VISTAM, OLHEM-SE NO ESPELHO, BRINQUEM DE FAZ DE CONTA, E DANCEM .
AVALIAÇÃO:
QUAIS AS REAÇÕES:
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
PAPAI NOEL DE PET
ESTOU REPOSTANDO ESSA IDÉIA QUE ENCONTREI NO BLOG DA JACIRINHA, ACHEI MARAVILHOSA, POIS COMBINA ARTE COM RECICLAGEM....ENCHA DE GULOSEIMAS E SEJA FELIZ NESSE NATAL....

LIVRINHO :IDÊNTIDADE E AUTONOMIA
ESSAS SÃO ALGUMAS PÁGINAS DO LIVRINHO DA IDÊNTIDADE PARA A TURMA DO MATERNAL.FICA LINDO..E QUANDO FICAREM PRONTOS VOU POSTAR AQUI...
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
CONVITES ECOLÓGICOS PARA MOSTRA DE PROJETOS NA ESCOLINHA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ESSES CONVITES FORAM FEITOS POR MIM, FIZ COM PAPEL DUPLA FACE, A ÁRVORE É DE PET NA COR VERDE E A BORBOLETINHA É O CARIMBO DO DEDINHO DE MINHA ALUNINHA LORRANA...LINDOOOO
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
PROJETO ECONCIÊNCIA :BRINQUEDO DE SUCATA ,JOGO DE ENCAIXE PARA O MATERNALZINHO.
ESSE BRINQUEDO FIZ COM CAIXA DE SAPATO, DIVERSAS SUCATAS E PAPEL. .FICOU BONITO E OS PEQUENOS ADORAM BRINCAR...
Marcadores:
BRINQUEDO DE SUCATA,
JOGOS DE ENCAIXE,
MATERNAL
ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA: METAMORFOSE DA LAGARTA.
CONTAÇÃO DE HISTÓRAS
ESTA ILUSTRAÇÃO FOI FEITA COM RETALHOS DE PAPEL, E PAPEL CARTÃO, A LAGARTA VAI DENTRO DO BURAQUINHO, E USEI O DEDO DE UMA LUVA ,PARA INTERPRETA-LA.
A BORBOLETA MECHE AS ASINHAS, POIS FIZ UMA ABERTURA ATRAS, ONDE COLOCO O POLEGAR E INDICADOR PARA FAZER OS MOVIMENTOS DE ABRIR E FECHAR...OS PEQUENOS AMARAM...
ESTA ILUSTRAÇÃO FOI FEITA COM RETALHOS DE PAPEL, E PAPEL CARTÃO, A LAGARTA VAI DENTRO DO BURAQUINHO, E USEI O DEDO DE UMA LUVA ,PARA INTERPRETA-LA.
A BORBOLETA MECHE AS ASINHAS, POIS FIZ UMA ABERTURA ATRAS, ONDE COLOCO O POLEGAR E INDICADOR PARA FAZER OS MOVIMENTOS DE ABRIR E FECHAR...OS PEQUENOS AMARAM...
Assinar:
Postagens (Atom)