quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ATIVIDADES PARA PRÉ ESCOLA















VOLTA ÀS AULAS BERÇARIO E MATERNAL

SEGUE ABAIXO SUGESTÃO DE PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES.

Segunda
(a) Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
(b) Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
(b) Música com gestos
(b) Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
(c) Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos)
(c) Uso do espelho: ver a si e ao outro
(d) Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos
Terça
(a) Tinta caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Mísica com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Tato (textura, peso, temperatura)
(d) Trabalhar com semelhanças e diferenças
(d) Comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor
(d) Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)
Quarta
(a) Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
(b) Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Olfato
(c) Trabalhar partes do corpo
(d) Separar objetos em caixas/classificação (ajudar a arrumar)
(d) Realizar ativ. que explorem: perto/longe (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Quinta
(a) Brincar com sucata
(b) História com fantoches
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Audição (sons prodizidos com objetos e o corpo)
(d) Jogos de encaixe
(d) Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas
(d) Realizar ativ. que explorem: junto/separado (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Sexta
(a) Massinha caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: (paladar)
(c) Brincar de faz de conta: panelinha, carrinho, boneca, telefone...)
(d) Empilhar objetos (até 3 objetos)
(d) Realizar ativ. que explorem: por cima/por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos)

BAIXE AGORA UM CD COM MUSICAS INFANTIS, PARA ALEGRAR A SUA TURMINHA!!

(CLIKE NO LINCK ABAIXO PARA FAZER O DOWLOAD)

http://www.4shared.com/folder/ZqU4ZHAC/CD_MSICAS_INFANTIS_2010.html

sábado, 5 de novembro de 2011

BOLA DE NATAL DE SUCATA.

ESSA BOLA DE NATAL FOI FEITA PELA PROFESSORA CÉLIA DE PSICOMOTRICIDADE, PARA ENFEITAR O CORREDOR DA ESCOLINHA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.o MATERIAL NECESSÁRIO É PAPELÃO, ARROZ FITAS(PODE IMPROVISAR COM  TNT) E TINTA DOURADA OU PRATEADA.







RECORTE UM CIRCULO DE PAPELÃO, COLE ARROZ NOS DOIS LADOS,E PINTE COM TINTA ESPRAY DOURADA OU PRATEADA, FINALIZE COM UMA LINDA FITA..FAÇA UM BELO MÓBILE.

LIVRINHO DE CANTIGAS NO MATERNAL

MAIS UM LIVRINHO DE CANTIGAS DO MATERNAL, FICOU LINDO, E OS ALUNOS ADORAM CANTAR...















PAPAI NOEL FEITO DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNCICO VAZIO.

ESSE SIMPÁTICO PAPAI NOEL FOI FEITO PELOS ALUNINHOS DO MATERNAL COM AJUDA DAS PROFES, FICOU LINDINHO....






domingo, 30 de outubro de 2011

mensagem para pensar...

_ Apenas brincando _
Quando eu estiver a construir um edifício de blocos,
Por favor não digas que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Sobre equilíbrio e forma.
Quando eu estiver bem vestido, a pôr a mesa ou a cuidar do bebé,
Não tenhas a ideia de que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser uma mãe ou um pai.
Quando me vires pintado até aos cotovelos,
A construir uma moldura ou a moldar e a dar forma à argila,
Por favor, não me deixes ouvir-te dizer que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a expressar-me e a ser criativo.
Algum dia eu posso ser um artista ou um inventor.
Quando me vires sentado numa cadeira a "ler" para uma audiência imaginária,
Por favor, não rias e não penses que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser um professor.
Quando me vires a apanhar insectos ou a guardar as coisas que encontro no bolso,
Não os jogues fora como se eu "estivesse apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser um cientista.
Quando me vires a fazer um puzzle,
Por favor, não penses que estou a desperdiçar tempo "brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Estou a aprender a concentrar-me e a resolver problemas.
Algum dia eu posso ser um empresário ou um engenheiro.
Quando me vires cozinhar ou provar comidas,
Por favor, não penses que estou a aproveitar, que é "só para brincar".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a aprender sobre os sentidos e as diferenças.
Algum dia eu posso ser um "chef" cozinheiro.
Quando me vires a aprender a saltar, pular, correr e mover meu corpo,
Por favor, não digas que eu "estou apenas brincando".
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a aprender a conhecer melhor o meu corpo.
Algum dia eu posso ser um médico, uma enfermeira ou um atleta.
Quando me perguntares o que fiz na escola hoje,
E eu responder: "Eu brinquei".
Por favor, não me entendas mal.
Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.
Eu estou a aprender a apreciar e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou a preparar-me para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e o meu trabalho é brincar.
Anita Wadley

ATIVIDADES SIMPLES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Plano de  aula  EDUCAÇÃO INFATIL

Atividades:  Riscar garatuchas livres no craft (coletivo)
Objetivo:
·        Desenvolver a livre expressão dos alunos
·        Desenvlover a interação
Desenvolvimento:
Colocar um grnde pedaço de craft no chão distribuir gis de cera aos pequenos estimulando que risquem desenhem façam produções.
Avaliação:
R:



PLANO DE AULA

ATIVIDADES:
·         SOCIALIZAÇÃO SOBRE A ÁRVORE DE NATAL.
OBJETIVOS:
·         DESENVOLVER NOÇÕS DE CORES
·         APRESENTAR A ÁRVORE COMO SIMBOLO DO NATAL
·         PINTAR A ÁRVORE.
DESENVOLVIMENTO:
APRESENTAR A ÁRVORE FEITA CIOM AS MÃOS DOS PEQUENOS,SOCIALIZANDO SOBRE ONATAL E SOBRE A COR DA ÁRVORE,DEPOIS PINTAR UMA ÁRVORE COM TINTA

AVALIAÇÃO
QUAIS DAS CRIAÇAS RECONHECEU  A COR?



QUAIS LEMBRARAM-SE  OU SOCIALIZARAM SOBRE A  ÁRVOE OU PINHEIRINHO DE NATAL?




PLANO DE AULA                  
ATIVIDADES: FAZ- DE- CONTA COM FANTASIAS E ROUPAS ANTIGAS
OBJETIVOS:
·       DESENVOLVER A INTERAÇÃO DO GRUPO
·       DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO
·       DESENVOLVER A COORDENAÇÃOMOTORA GLOBAL
DESENVOLVIMENTO:
APRESENTAR AOS  PEQUENOS ROUPAS DIVERSAS, FANTASIAS, CHAPÉUS, CACHECÓIS  ETC, E ESTIMULAR QUE SE VISTAM, OLHEM-SE NO ESPELHO, BRINQUEM DE FAZ DE CONTA, E DANCEM .
AVALIAÇÃO:
QUAIS AS REAÇÕES:


Papai noel de papel fácil de fazer

Esse papai noel, minha colega Ana que fez, fica lindo em móbiles ou enfeite de mesa.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PAPAI NOEL DE PET

ESTOU REPOSTANDO ESSA IDÉIA QUE ENCONTREI NO BLOG DA JACIRINHA, ACHEI MARAVILHOSA, POIS COMBINA ARTE COM RECICLAGEM....ENCHA DE GULOSEIMAS E SEJA FELIZ NESSE NATAL....



LIVRINHO :IDÊNTIDADE E AUTONOMIA

ESSAS SÃO ALGUMAS PÁGINAS DO LIVRINHO DA IDÊNTIDADE PARA A TURMA DO MATERNAL.FICA LINDO..E QUANDO FICAREM PRONTOS VOU POSTAR AQUI...









segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CONVITES ECOLÓGICOS PARA MOSTRA DE PROJETOS NA ESCOLINHA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ESSES CONVITES FORAM FEITOS POR MIM, FIZ COM PAPEL DUPLA FACE, A ÁRVORE É DE PET NA COR VERDE E A BORBOLETINHA É O CARIMBO DO DEDINHO DE MINHA ALUNINHA LORRANA...LINDOOOO



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PROJETO ECONCIÊNCIA :BRINQUEDO DE SUCATA ,JOGO DE ENCAIXE PARA O MATERNALZINHO.

ESSE BRINQUEDO FIZ COM CAIXA DE SAPATO, DIVERSAS SUCATAS E PAPEL. .FICOU BONITO E OS  PEQUENOS ADORAM BRINCAR...



ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA: METAMORFOSE DA LAGARTA.

CONTAÇÃO DE HISTÓRAS

ESTA ILUSTRAÇÃO FOI FEITA COM RETALHOS DE PAPEL, E PAPEL CARTÃO, A LAGARTA VAI DENTRO DO BURAQUINHO, E USEI  O DEDO DE UMA LUVA ,PARA INTERPRETA-LA.
 A BORBOLETA MECHE AS ASINHAS, POIS FIZ UMA ABERTURA ATRAS, ONDE COLOCO O POLEGAR E INDICADOR PARA FAZER OS MOVIMENTOS DE ABRIR E FECHAR...OS PEQUENOS AMARAM...